Projeto Amazônia


1. O que é Projeto Amazônia?
É um projeto missionário da Renovação Carismática Católica do Brasil, cujo objetivo é, a partir da sua identidade, colaborar com as Igrejas da Amazônia, respeitando e interagindo com seu povo, sua cultura e sua história, para que, em Jesus, todas as pessoas tenham as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento, ou seja, tenham vida e vida em abundância.

2. Por que um projeto missionário para a Amazônia?
Há alguns anos a RCC busca vivenciar de uma maneira mais concreta a dimensão missionária de Pentecostes.
Neste contexto, o Projeto Amazônia é uma resposta da RCC à ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos para evangelizar, na força do Espírito, formando discípulos dele em todo o mundo.
Também consiste numa resposta de amor à voz da Igreja do Brasil e aos clamores dos nossos irmãos e irmãs amazônidas que nos convidam para o grande “Mutirão pela Amazônia”.

O Mutirão é uma iniciativa da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, que visa sensibilizar todos os brasileiros frente à complexa realidade amazônica, despertando-lhes o espírito missionário.
A palavra mutirão é muito significativa, pois implica na soma de todos os esforços, iniciativas e parcerias em favor da Amazônia, através de ações em redes, constituindo núcleos de integração e articulação.

Como expressão de Igreja, a RCC, na pessoa do presidente do Conselho Nacional, Marcos Volcan, em conversa com Dom Jayme Henrique Chemello, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, colocou-se à disposição para contribuir com este mutirão missionário. Uma primeira proposta de trabalho foi apresentada no III ENP (Encontro Nacional de Profissionais), com a presença de Dom Jayme H. Chemello, resultando, posteriormente, na formação de uma equipe multidisciplinar e interestadual para auxiliar na confecção e execução do projeto.

Durante a reunião do Conselho Nacional da RCC, em janeiro de 2007, o projeto foi apresentado e debatido com os coordenadores estaduais da RCC dos Estados do Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Roraima e Pará. Todos se mostraram extremamente receptivos e, por unanimidade, foi indicada a Ilha do Marajó como local para o início das atividades missionárias.

Conheça o Projeto Amazônia

0 comentários: