Primeiro Congresso Missionário da Igreja Indiana

No Dia Mundial das Missões celebrado no último domingo, encerraram-se os trabalhos em Mumbai, na Índia do primeiro Congresso Missionário da Igreja indiana. Os trabalhos tinham sido iniciados na última sexta-feira, no Seminário São Pio X de Goregaon, com a participação de 1.500 delegados (entre os quais cerca de 100 bispos) de 160 dioceses de todo o país.

O encontro - que se ligou ao 1º Congresso missionário asiático realizado na Tailândia em 2006, por decisão do Papa João Paulo II - teve como tema "Deixe resplandecer a sua luz". "Na crescente escuridão provocada pela fome e pela dor, pela pobreza e pela violência, pelas drogas e pela deformação da sexualidade - disse no seu discurso no início dos trabalhos o Núncio Apostólico na Índia, Dom Pedro Lopez Quintana - os cristãos têm o dever e a responsabilidade de serem anunciadores da luz de Cristo que dissipa a escuridão".

Durante os trabalhos em Mumbai tomou a palavra, entre outros, o sacerdote Sebastian Kizhakkeyil, docente de Sagrada Escritura no seminário maior de Ruhalaya. No seu pronunciamento, centralizado sobre o tema "Jesus Cristo, a luz do mundo", o religioso constatou como até mesmo nos antigos textos de oração da tradição 'Upanixade' (escrituras Shruti hindus) há a aspiração pela verdade, pela luz e imortalidade. Padre Kizhakkeyil recordou aos presentes o exemplo de luminosidade espiritual e de ação caritativa oferecido pela bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá e por tantos outros fiéis indianos perseguidos por causa da sua fidelidade à Palavra de Cristo, como ocorreu recentemente em Orissa.

Fonte: ACI Digital

0 comentários: